O Churros

Churros da SíDe origem espanhola, o churros é uma sobremesa para todos e a qualquer hora, é uma delicia com certeza. A preparação de massa é feita na hora, começa com uma massa cozida à base de farinha de trigo de boa qualidade, água, sal e manteiga. Depois é colocada em uma máquina cilíndrica para ganhar o formato redondo, furado e estriado do conhecido churros brasileiro.

Em seguida a massa é frita em gordura vegetal para que fique sequinha e crocante. Fica em descanso até a hora de ser servido, então é recheado por dentro e por fora com as máquinas recheadoras com diversos sabores. As coberturas ficam a gosto do cliente. Esta receita simples ganhou notoriedade e com o passar dos anos, toques especiais, deixando os churros mais apetitosos!

História

No “Churros da Si”, a história de paixão pelo doce começou de uma maneira interessante. Com apenas 16 anos, Sibele Marques começou a trabalhar em um carro de churros. Aprendeu a preparar a massa, fritar, rechear, servir, ganhou evidência pelo atendimento diferenciado e capricho no manuseio dos churros. Sem ao menos saber fritar um ovo, segundo sua mãe Janete, a jovem tinha um dom para lidar com o público e com os churros.

Fazia tão bem a sobremesa no trabalho, que aos 18 anos, seu pai, de olho no futuro, ofereceu-lhe duas opções: um Fusca para locomoção ou uma Kombi adaptada para churros e começar seu próprio negócio. A opção escolhida foi a Kombi (ano 1977) para trabalhar e ter sua independência financeira. Então saiu à luta, percorrendo ruas de diversos bairros em São Paulo, vendendo de porta em porta. Já com seu próprio negócio, ela criou sua própria receita com alguns “segredinhos”. Trabalhava de segunda a segunda, sob sol ou chuva.

Estudava de manhã, trabalhava à tarde até a noite, contava com a companhia e ajuda do irmão Danilo – de 15 anos -, que também a defendia de quaisquer problemas. A cada dia era uma localidade diferente, a divulgação acontecia através de um alto-falante de som. A boa recepção e o sucesso da receita trouxeram-lhe uma clientela cativa. Pessoas de todas as idades iam ao encontro da Kombi da Si para degustarem os deliciosos churros.

Expansão

A procura era tanta que a Si, em 1998, deixou de atuar nos bairros de São Paulo e decidiu arriscar em um ponto fixo, uma praia, um lugar com mais movimento de pessoas. Então a cidade escolhida foi Bertioga, litoral Norte de São Paulo. A Riviera de São Lourenço já era um local conhecido e frequentado por sua família desde a sua infância, pois tinha familiares com residência na região. Passou boa parte de sua adolescência frequentando a mesma e conquistou muitos amigos. Amigos estes que incentivaram o início de um novo negócio.

No começo, a ida para trabalhar era apenas nos feriados, Natal, Ano Novo e Carnaval. Em 2000, definitivamente fixada na cidade, foi conquistando mais e mais seu público e se tornou um ponto de referência na Riviera de São Lourenço. Depois de 12 anos de trabalho, ir à Riviera e não comer o churros da Si é o mesmo que não ter ido.

Apoio

Inicialmente, a Si contou com o apoio irrestrito do irmão Danilo, com o passar dos anos, outras pessoas da família foram aderindo a iniciativa, como a irmã Caroline, a tia Maria, a avó, as primas, as amigas e, principalmente, sua mãe, Janete – que responde por todo funcionamento do “Churros da Si” na ausência da fundadora. A parceria do marido, Renato, também foi fundamental na história de luta e muito trabalho da bem sucedida Si. Hoje, também conta com a ajuda do filho Léo de quatro anos que diz: “quero trabalhar no churros” e “quero um boné e uma camiseta”, sendo uma alegria para toda a família.

Qualidade e Atendimento

Os churros são preparados artesanalmente, um a um e na hora, mantendo, portanto, seu padrão de qualidade na textura e sabor, garantindo à marca, sucesso e satisfação de todos os clientes. Cada detalhe da empresa é feito com carinho e dedicação. Tudo começa, ainda, em casa, um trabalho demorado com a limpeza do carro, maquinários, panelas, utensílios em geral e estocagem de mercadorias. Todos os detalhes são checados passo a passo para começarem um excelente dia de trabalho.

A equipe do “Churros da Si” trabalha em duas turmas, uma de dia outra a noite, e todos são treinados para dar um bom atendimento aos clientes. O horário de funcionamento é das 15hs até o último cliente.

Churros da Sí Gourmet

Como o “Churros da Si” cresceu e com o passar dos anos foi aderindo novos sabores aos recheios da sobremesa – que é uma delícia – vai ganhar uma nova marca: a “Churros da Si Gourmet” e, assim, continuar inovando com mais paladares. Tudo para deixar qualquer um de água na boca.